Como montar uma loja de roupas online em 5 passos

5 ideias para aprender a montar uma loja de roupas online

Ao montar uma loja de roupas online, é possível que seus gostos ou crenças ofereçam uma visão tendenciosa do mercado e o levem a cometer erros.

Talvez você tenha pensado em vender um tipo de roupa que você ama, e que você acha que será tirado de você, mas eles dificilmente são procurados.

Ou talvez você ache que é suficiente vender coisas bonitas para ganhar dinheiro, sem levar em conta elementos de marketing como estratégia de preços ou logística de envio.

Sem falar que, às vezes, o orçamento que você tem é limitado. E isso impede que você faça tudo o que gostaria, pois não ficou claro na época quanto custa montar uma loja online .

Para evitar todos esses erros, daremos algumas ideias que o ajudarão na hora de montar sua loja de roupas online.

1. Selecione que tipo de produtos você vai vender em sua loja de roupas online

A primeira coisa que você deve fazer é pensar em quem são seus clientes em potencial .

Não é o mesmo que sua loja de roupas seja voltada para mulheres jovens, como se você fosse montar uma loja de roupas online do tipo armazém, com departamentos diferentes.

Se pretende que toda a família possa comprar na sua loja de roupa online, o melhor é oferecer uma boa gama de produtos em todos os departamentos, pois isso significa que não há uma grande diferença entre as diferentes gamas.

Para sua referência, se você deseja montar uma loja de roupas do tipo departamento, deve pelo menos vender roupas nesses departamentos:

  • Mulheres.
  • Homens.
  • Crianças (roupas para meninos e meninas).
  • Tendências.

Embora também seja possível que sua ideia seja se especializar em uma categoria de produto específica. De fato, a segmentação de mercado é essencial para alcançar o sucesso com sua loja virtual.

Você pode se dedicar, por exemplo, à venda de tênis para homens. E se você fizer certo, sua loja online pode se tornar uma referência digital para outros sites semelhantes.

O principal é que você tenha bem definido para quem você quer vender e quais produtos você acha que eles precisam (lembramos que um bom método para saber essa informação é fazer um estudo de mercado ).

Se sua opção é vender sapatos para toda a família, considere dividir seus produtos nas seguintes categorias:

  • Mulheres : sapatos, chinelos, sandálias, bailarinas, botas…
  • Homens : mocassins, sapatos sociais, sapatos casuais, sapatos desportivos, botas, botins…
  • Crianças : sapatos, sandálias, sapatilhas, botas, chinelos…

Recomendamos que, além de uma variedade de tipos de sapatos, você tenha uma variedade de marcas e estilos. Quanto mais opções de compra e diferentes preços você tiver, mais opções e alternativas você oferecerá aos diferentes públicos que poderá encontrar.

Outra questão são os tamanhos.

Quando se trata de roupas, é sempre um problema comprar uma peça sem antes experimentá-la. É por isso que você deve ter os tamanhos de cada elemento especificados, explicando detalhes como:

  • Material de fabricação
  • Tamanho e medidas (altura, largura)
  • Cores

2. Tente fazer o dropshipping se não quiser ter muito estoque

Se você já sabe o que vai vender, e também tem clareza sobre as categorias que vão configurar sua loja de roupas online, é hora de buscar produtos de qualidade para vender em sua loja online .

Mas infelizmente isso envolve um alto investimento inicial. Se você não tiver um grande orçamento inicial, poderá iniciar sua atividade por dropshipping (o que evita que você compre os produtos antecipadamente).

Graças ao dropshipping, você pode vender muitos modelos, em diferentes cores e tamanhos, sem precisar investir muito dinheiro no início.

Além disso, você também tem outra opção muito interessante se for bom em design: Print On Demand .

Este sistema de dropshipping permite que você venda seus próprios projetos sem ter que comprar uma grande quantidade de produto. Quando alguém te compra, por exemplo, uma camiseta desenhada por você. Seu fornecedor imprime e envia diretamente para seu cliente.

Neste vídeo você vai entender melhor como funciona a impressão sob demanda.

 

3. Compartilhe imagens de alta qualidade e trabalhe intensamente nas fichas de produto

Lembre-se de que os produtos que você vende em sua loja de roupas online não podem ser tocados ou experimentados.

Se já é difícil decidir por uma peça em uma loja física, imagine no comércio eletrônico.

Por isso, para cada produto você deve ter galerias de fotos espetaculares, da melhor qualidade e completas . Certifique-se de que há sempre pelo menos 5 fotografias do produto, tiradas de diferentes ângulos, como: frente, laterais, verso, em uso e com seus acessórios.

As fotografias são o primeiro recurso que o comprador utiliza para conhecer e saber se o produto é o que lhe convém, por isso inclua as diferentes cores disponíveis, a apresentação com embalagem e, se possível, um esboço onde estão incluídas novamente as medidas de os diferentes tamanhos.

Aproveite também esta oportunidade para criar combinações entre suas peças, e mostrar um look completo para que o cliente não se interesse apenas por uma peça, mas também por um conjunto.

Venda para ele a ideia de que juntas as peças ficam maravilhosas e aproveite para ter mais produtos na mente do cliente. Além disso, considere que desta forma você dá à pessoa que deseja um de seus produtos uma ideia de como usá-los.

 

Você também tem que tomar cuidado nas fichas de produto . Para fazer isso, recomendamos que você inclua estes elementos básicos:

  • Preço
  • Tamanho
  • Cores
  • Métodos de pagamento
  • Métodos de Envio
  • Uma breve descrição do produto

Claro que essas opções variam e lembre-se sempre que quanto mais informações, o cliente se sentirá mais confiante em comprar seu produto.

 

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4. Seja criativo para enviar as peças da sua loja online

Tanto roupas, acessórios e calçados também são considerados produtos frágeis, portanto, a embalagem na qual seu produto será enviado ao cliente deve ser impecável e resistente a pancadas ou abusos que possa sofrer no trânsito.

Considere isso uma oportunidade de mostrar ao seu cliente que você se importa e que não vai apenas enviar o produto que ele deseja . Além disso, você vai enviar para ele através de uma embalagem ou pacote que o fará lembrar qual loja de roupas ele escolheu.

Se sua embalagem for reutilizável, com design impecável —ou se seguir alguns critérios de sustentabilidade—, seu cliente a guardará e ela será útil em alguma outra situação.

Por isso, opte por materiais recicláveis, em tendência, que estejam alinhados com a imagem da sua loja, e sempre com o seu logotipo em tamanho pequeno.

Saiba como montar uma loja de forma profissional, se atente a itens como Cabides para roupas, manequim, gondolas de madeira e gondola de vidro, além de conectivos para ajustar a loja toda

Além disso, em relação a wrappers e pacotes, você deve considerar o seguinte:

  • Diferencie as embalagens por época : se for Natal, aproveite e faça a sua embalagem parecer um presente, incluindo imagens de Papai Noel ou pequenos pinheiros com esferas. Se for verão, inclua embalagens de cores vibrantes.
  • Diferenciar as embalagens por eventos – Nas especificações de envio, você pode adicionar a opção de escolher se o produto será dado de presente e a quem. Se for Dia das Mães, escolha um motivo de rosas; ou se for o Dia dos Pais, escolha uma embalagem nova com um pequeno laço de papel. Talvez você venda roupas de bebê e o evento seja um chá de bebê , então aproveite para ter embrulhos rosa, azul ou de cores neutras, caso o sexo do bebê não seja conhecido.
  • Embalagem especial para presente : Se for apenas para dar o produto como presente de aniversário ou em uma ocasião especial, escolha uma embalagem caixa de presente. É um simples detalhe que fará com que seu cliente se lembre de você.

Em todos os casos, tente sempre adicionar um cartão com as palavras clássicas “Para” e “De”, e no verso aproveite para adicionar a URL da sua loja ou das suas redes sociais.

5. Faça vendas sazonais

Outra das dificuldades que você pode encontrar quando começa a entender como montar uma loja de roupas online é o estoque.

Se você acumular roupas de estações diferentes, chegará um momento em que não terá onde guardar tantas roupas. Sem mencionar todo o capital que você mantém imobilizado.

É por isso que é essencial liquidar os restos de outras temporadas, para continuar comprando as novas coleções que os fabricantes lançam a cada temporada .

Além disso, muitos compradores só fazem seus pedidos durante os períodos de liquidação ou descontos especiais.

Então aproveite esses períodos promocionais especiais para atrair novos clientes.

Pode divulgar estas promoções a partir das suas redes sociais, através da sua newsletter ou através de uma campanha de email marketing . Você decide o que combina com você.

Também inclui códigos de desconto que podem ser usados ​​no momento da compra.

Ficou claro para você como montar uma loja de roupas online?

Já vimos as melhores estratégias, dicas e ideias para você ganhar dinheiro com sua loja de roupas online.

Agora você tem que considerar se uma loja de roupas online pode ser uma opção viável para iniciar seu negócio .

E se você já tem sua própria loja online e quer compartilhar algumas dicas com nossos leitores, pode fazê-lo com prazer nos comentários.

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